O Metrô do Rio de Janeiro informa que na noite desta terça-feira, às 22h13, devido ao apagão que atingiu o Rio e outros Estados, teve o seu serviço interrompido nas Linhas 1 e 2. Na manhã desta quarta-feira todas as estações do Metrô foram reabertas, às 5h. Os trens operam com intervalos irregulares, variando entre quatro e seis minutos.
Geradores de emergência da concessionária garantiram o desembarque dos passageiros que estavam nos trens e a manutenção de luz e ventilação dentro das composições e nas estações. Agentes de segurança orientaram os clientes, que tiveram o bilhete ou o dinheiro da passagem devolvidos.
Por questões de segurança, como havia luz no interior das estações, alguns passageiros optaram por aguardar o restabelecimento da energia na cidade dentro das estações, que ficaram abertas além do horário para abrigar os usuários. O Metrô também ofereceu ônibus e carros próprios para levar os clientes a locais mais próximos de suas residências ou pontos de acesso a outros meios de transporte.
Falta de Luz
Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Assista agora »
Assista agora »

