PUBLICIDADE

Apagão não afetou operações bancárias, diz Febraban

11 nov 2009 - 13h42
(atualizado às 14h05)
Compartilhar

As operações dos bancos continuam normais, apesar do apagão ocorridoentre o final da noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira e que atingiu pelo menos 18 Estados, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Policiais vigiam o presídio de Araraquara, no interior de São Paulo, temendo a fuga de presos durante o apagão
Policiais vigiam o presídio de Araraquara, no interior de São Paulo, temendo a fuga de presos durante o apagão
Foto: Cláudio Dias / Especial para Terra

De acordo com a entidade, qualquer anormalidade observada pelos clientes pode ser comunicada aos gerentes das agências e dos postos de atendimento bancário ou aos serviços de atendimento ao consumidor (SACs) das instituições financeiras.

Falta de Luz
Segundo o diretor de Itaipu, Jorge Samek, por volta das 22h30 de terça-feira, todas as 18 unidades geradoras da usina da usina começaram a "rodar no vazio", ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 18 Estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte. Em alguns Estados, a situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário, duas das linhas vão do Paraná a Itaberá, no sul de São Paulo, e outra liga Itaberá a Tijuco Preto, também em São Paulo. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade