PUBLICIDADE

Apagão: Kassab afirma que pode suspender aulas em São Paulo

11 nov 2009 - 00h31
(atualizado às 09h06)
Compartilhar

Diante da indefinição sobre o apagão ocorrido na noite desta terça-feira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que existe a possibilidade de as aulas da rede municipal serem suspensas nesta quarta-feira. "Ainda não esta decretada (a suspensão das aulas), mas pedimos às famílias que se preparem para um possível anúncio", disse o prefeito, em entrevistas a rádios locais.

Apagão atingiu ao menos 9 Estados
Apagão atingiu ao menos 9 Estados
Foto: Reinaldo Marques / Terra

Um apagão atingiu dez Estado e o Distrito Federal - Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

Kassab descartou que haja suspensão dos serviços públicos. Segundo ele, os servidores terão o papel de orientar a população. Em relação ao trânsito, o prefeito disse que está "razoavelmente tranquilo". Segundo ele, quando o apagão começou, por volta das 22h10, a maioria das pessoas já estava em casa. "Estamos com 500 fiscais de trânsito nas ruas", informou.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), cerca de 17 mil megawatts de potência - o equivalente a toda a energia necessária para o Estado de São Paulo - foram perdidos com a pane, o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade