Anac tem 4,4 mil manifestações sobre atrasos e cancelamentos
De janeiro a junho deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou 2.139 manifestações sobre atrasos de voos e 2.348 sobre cancelamentos, de acordo com um balanço divulgado nesta quinta-feira. Conforme a agência, a maioria das manifestações são feitas pelo usuário para reclamar, mas também são contabilizados pedidos de informações.
As reclamações cresceram esta semana, principalmente em relação à companhia Gol, responsável por cerca de 70% dos voos atrasados em todo o País de domingo a terça-feira. De acordo com a Anac, uma falha no software que programa as escalas da tripulação causou o problema.
Em nota na segunda-feira, a Gol disse que os atrasos eram um reflexo do "intenso tráfego aéreo na sua malha", registrado na última sexta-feira."Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários", informou o comunicado.
A companhia será multada e o valor pode chegar a R$ 5,5 milhões. De acordo com a presidente da junta recursal da Anac, Ângela Rizzi, isso se deve também às 500 reclamações de passageiros que a agência recebeu desde sábado. Segundo ela, a cada constatação da Anac de que um passageiro não recebeu a assistência da companhia, por conta de atraso no vôo, a multa varia de R$ 4 até R$ 10 mil por cada reclamação
Ontem, a presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, negou que o problema pudesse ter sido detectado pela Anac antes da ocorrência. "Os números mostram que não foi possível prever os problemas ocorridos", afirmou. "Problemas de sistema eventualmente podem acontecer. Não é uma coisa que a gente verifique com muita freqüência, em nenhum lugar do mundo. O ano passado, por exemplo, aconteceu com a TAM", disse.
A presidente da Anac fez uma vistoria hoje nos aeroportos do Rio, Santos Dumont e Galeão. Segundo ela, os aeroportos parecem tranquilos e o problema já foi normalizado.
Juizados
Uma medida que facilita o registro de reclamações e deve aumentar o número de manifestações é o funcionamento de juizados especiais cíveis em cinco aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A abertura aconteceu em 23 de julho. Os passageiros podem resolver, por meio de acordo, eventuais conflitos como overbooking (venda de passagens em número maior do que a capacidade do avião), atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagens, falta de informação, entre outros.