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vc repórter: amigos fazem ação criativa por doação de sangue

Papel com os dizeres “doa-se” substitui a famosa placa de “vende-se” nos carros e, ao atrair curiosos, ajuda a chamar atenção para a causa

16 jun 2015 - 15h52
(atualizado às 16h05)
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Os baixos índices de doação de sangue no Brasil levaram um grupo de amigos a se reunir para tentar melhorar este quadro. Moradores de São Paulo, os publicitários Mateus Oliveira, Vinicius Sakamoto e Rafael Rodrigues apostaram na criatividade para desenvolver a campanha DOA-SE, que visa chamar a atenção da população para a importância da causa.

O objetivo da placa é atrair curiosos e incentivar a doação de sangue
O objetivo da placa é atrair curiosos e incentivar a doação de sangue
Foto: DOA-SE / Divulgação

Iniciada na última quinta-feira (11), a ação propõe que a famosa placa de “vende-se”, afixada nos carros, seja substituída por um papel com os dizeres “doa-se”, que naturalmente despertam a curiosidade. Quando o interessado se aproxima para ver o contato de quem está “doando o veículo”, acaba se deparando com o número de telefone de um hemocentro e a mensagem: “doar sangue não chama tanto a atenção, mas ajuda muita gente. Entre nessa campanha. Ligue agora e agende sua doação”.

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Um dos idealizadores da campanha, Mateus Oliveira afirmou que ele e os amigos se deram conta do quanto são recorrentes os pedidos de colegas por doação de sangue. O trio reuniu dados que apontam que, a cada dois minutos, um paciente precisa de sangue no Brasil. No entanto, de acordo com a Fundação Pró-Sangue, apenas 1,9% da população doa sangue regularmente. O publicitário disse que o número é preocupante, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o mínimo de doadores regulares seja de 4% a 6%.

Outro fator que motivou os publicitários a se engajarem na causa foi a descoberta de que junho e julho são os meses nos quais os hemocentros recebem o menor número de doações. Os três entraram em contato com bancos de sangue, que relataram ao grupo que a queda nessa época é de 30%, aproximadamente, e que alguns fatores recentes, como as epidemias dengue, consumiram muito o estoque de sangue em alguns locais.

Placas trazem mensagem e números de telefones de hemocentros
Placas trazem mensagem e números de telefones de hemocentros
Foto: DOA-SE / Divulgação

Para participar, os interessados devem acessar o site da campanha e imprimir a placa DOA-SE. Depois, basta escolher o telefone de um hemocentro para divulgar, escrever o número no papel e colar a placa no carro.

O site também possui um sistema de busca por CEP que mostra nomes e telefones dos hemocentros mais próximos do local indicado. A ideia é que o participante doe sangue no banco que preferir e divulgue o hemocentro para que outras pessoas façam o mesmo.

Mateus afirmou que o grupo não está recebendo nenhum tipo de apoio financeiro para realizar a campanha, mas explicou que o custo é muito baixo. “Nós criamos o site, o que já fazemos sempre (como publicitários). Nosso maior apoio é a divulgação mesmo. Vários hemocentros têm ajudado a divulgar em seus respectivos Estados. Adoraram a ideia”.

A campanha não tem data para terminar. O trio pretende manter o site no ar por tempo indeterminado, mas a divulgação será maior em junho e julho, devido ao baixo índice de doação nesta época. Mateus disse que ainda é cedo para estimar o impacto da ação, mas contou que, no último domingo (14), quando foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o site teve muitos acessos, inclusive de pessoas que estão fora do Brasil.

O que é preciso para doar sangue?

- Ter entre 16 e 68 anos

- Estar acima de 50 quilos

- Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (Aids), HTLV

- Estar bem alimentado e descansado

- Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue

- Gestantes devem aguardar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue

O leitor Mateus Oliveira, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

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