PUBLICIDADE

Amazônia tem menor desmatamento desde 1988, diz governo

12 nov 2009 - 16h31
(atualizado às 17h17)
Compartilhar
Marina Mello
Direto de Brasília

Entre agosto de 2008 e julho de 2009, a Amazônia perdeu 7 mil km² de floresta, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo governo durante o balanço do Programa Terra Legal. É a menor taxa anual de desmate já registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde o início do levantamento em 1988. O menor índice registrado até agora era o de 1991, quando os satélites identificaram 11,03 km².

O número superou as expectativas do governo, que previa 9 mil km². De acordo com o presidente do Inpe, Gilberto Câmara, essa "é uma queda substancial. De longe a menor taxa desde que o Inpe começou a observação".

A taxa é calculada pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso. Em relação ao período anterior (agosto de 2007 a julho de 2008), quando o desmatamento atingiu 12,9 km², a queda foi de 45%.

"É um momento de muita alegria constatar que o esforço da sociedade brasileira de conter o desmatamento da Amazônia chegou a um nível muito satisfatório", afirmou Câmara.

O Inpe registrou queda em quase todos os Estados da Amazônia. Em Mato Grosso e no Pará, tradicionalmente líderes dos rankings de desmatamento mensais, a queda foi de 65% e 35%, respectivamente. Em Rondônia, a queda foi de 55%.

Apesar da redução, o Pará foi o Estado que mais desmatou no período, com 3.680 km², seguido por Mato Grosso, com 1.047 km², e Amazonas, com 980 km² desmatados.De acordo com o Inpe, a margem de erro da estimativa anual de desmatamento é de 10%, ou seja, pode resultar em uma variação de 700 km² para ou mais ou para menos quando os dados forem consolidados.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade