PUBLICIDADE

AM: Manaus e Tefé vivem epidemia de dengue, diz governo

16 fev 2011 - 22h29
(atualizado às 22h33)
Compartilhar

As cidades de Manaus e Tefé, no Amazonas, enfrentam uma epidemia de dengue, segundo a Secretaria de Saúde. A capital responde por mais da metade das notificações registradas em todo o Estado. De janeiro até hoje, o Amazonas notificou 6.491 casos da doença, sendo que 1.847 foram confirmados.

Em Manaus, foram 4.115 notificações e 1.684 casos confirmados. Em Tefé, são mais de 500 casos. Segundo o governo, oito pessoas morreram no Amazonas em consequência da doença e cinco mortes estão sob investigação. As notificações de dengue no início deste ano superam o número de doentes de 2010 no Estado, quando foram confirmados 4.182 casos da doença.

Na semana passada, o governo amazonense decretou situação de emergência em nove municípios. Além de Manaus e Tefé, a lista inclui ainda Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Coari, Codajás e Itacoatiara. Na última segunda-feira, foi criado um comitê de crise composto por representantes do governo estadual e da prefeitura de Manaus.

O Ministério da Saúde liberou R$ 3,7 milhões para o enfrentamento da dengue no Amazonas, que integra a lista dos 16 Estados com alto risco de enfrentar uma epidemia da doença.

A dengue

A doença é transmitida pela picada do mosquito hospedeiro infectado Aedes aegypti. O vírus passa por um período de incubação de quatro a 10 dias. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.

A chamada dengue clássica cura-se naturalmente, quando o organismo livra-se do vírus através de anticorpos. A forma hemorrágica, no entanto, requer mais cuidados. Quando o paciente apresenta o quadro hemorrágico existe sangramento da gengiva, das narinas e de órgãos internos, o que ocasiona as dores abdominais.

Não existe um tratamento específico para a dengue. São tratados somente os sintomas, ou seja, antitérmicos auxiliam a controlar a febre e os analgésicos amenizam as dores musculares e de cabeça, por exemplo. A dengue é uma doença de cura definitiva e espontânea. Isso quer dizer que a pessoa estará sã quando o ciclo do vírus se completar no organismo. Quando há suspeita de dengue, todos os medicamentos que sejam feitos à base de ácido acetil salicílico têm de ser evitados.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade