PUBLICIDADE

AM: casos graves de dengue serão notificados por celular

17 fev 2011 - 13h08
(atualizado às 13h12)
Compartilhar

Os casos graves de dengue registrados no Estado do Amazonas serão notificados por meio de um sistema de telefonia móvel a partir da próxima semana, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira.

O objetivo da medida, implementada nas unidades de média e alta complexidade da rede pública, incluindo hospitais e prontos-socorros, é dar mais agilidade e precisão ao processo de notificação, além de facilitar o monitoramento dos casos. O novo sistema, cuja implantação será coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), dispensará o uso de formulários de papel.

Além do novo sistema de notificação, o secretário Wilson Alecrim decidiu também pelo funcionamento de mais cinco leitos de UTI na Fundação de Medicina Tropical para pacientes adultos e recomendou prioridade na assistência a quem tem sinais de gravidade. "A prioridade são os pacientes com sintomas graves e, no caso da dengue, aqueles que tiveram piora no seu quadro de saúde", disse. Segundo ele, 98% dos casos de dengue não evoluem para complicações.

Surto de dengue no AM

As cidades de Manaus e Tefé, no Amazonas, enfrentam uma epidemia de dengue, segundo a Secretaria de Saúde. A capital responde por mais da metade das notificações registradas em todo o Estado. De janeiro até o dia 16 de fevereiro, o Amazonas notificou 6.491 casos da doença, sendo que 1.847 foram confirmados.

Segundo o governo, oito pessoas morreram no Amazonas em consequência da doença e cinco mortes estão sob investigação. As notificações de dengue no início deste ano superam o número de doentes de 2010 no Estado, quando foram confirmados 4.182 casos da doença. Nove municípios estão em situação de emergência: Manaus, Tefé, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Coari, Codajás e Itacoatiara.

A dengue

A doença é transmitida pela picada do mosquito hospedeiro infectado Aedes aegypti. O vírus passa por um período de incubação de quatro a 10 dias. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.

A chamada dengue clássica cura-se naturalmente, quando o organismo livra-se do vírus através de anticorpos. A forma hemorrágica, no entanto, requer mais cuidados. Quando o paciente apresenta o quadro hemorrágico existe sangramento da gengiva, das narinas e de órgãos internos, o que ocasiona as dores abdominais.

Não existe um tratamento específico para a dengue. São tratados somente os sintomas, ou seja, antitérmicos auxiliam a controlar a febre e os analgésicos amenizam as dores musculares e de cabeça, por exemplo. A dengue é uma doença de cura definitiva e espontânea. Isso quer dizer que a pessoa estará sã quando o ciclo do vírus se completar no organismo. Quando há suspeita de dengue, todos os medicamentos que sejam feitos à base de ácido acetil salicílico têm de ser evitados.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade