PUBLICIDADE

Alunos da UnB contam em fotos frases racistas que ouviram

Projeto que criou ensaio fotográfico foi inspirado em iniciativa de estudantes de Harvard e busca falar sobre importância das cotas

25 mai 2015 - 15h13
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O preconceito racial e a vivência dos estudantes negros dentro da universidade inspiraram a criação do projeto "Ah Branco, dá um tempo!" na Universidade de Brasília. A iniciativa reúne fotos de alunos negros que seguram placas com frases racistas que eles já ouviram em diferentes situações. O principal objetivo do projeto, além de trazer para debate o preconceito racial, é falar sobre a importância da Lei de Cotas na unviersidade.

Idealizado pela aluna de ciências sociais Lorena Monique, 21 anos, a ideia surgiu a partir de um trabalho de antropologia visual, quando ela descobriu a existência do projeto "I, Too, Am Harvard" ("Eu também sou Harvard"), desenvolvido por alunos neros da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. "Achei que era uma experiência simples, genial e empoderadora. Pensei que pudesse reproduzir isso aqui no campus da universidade", conta Lorena, que escolheu o tumblr como forma de divulgação por acreditar no grande alcance que a plataforma web pode ter. "É um veículo comum, e a maioria das pessoas consegue acessar", diz. 

Para ela, ainda há muito racismo dentro do campus. "Acredito que há um preconceito velado; as pessoas na universidade não te julgam abertamente, como nos EUA. Acontece de forma mais disfarçada, as pessoas guardam para elas ou reproduzem de forma que elas não percebem", relata. 

Os realizadores do projeto estão agora produzindo um mini-documentário para tratar do tema. "As pessoas não estudam, não procuram entender a vivência do negro, como foi implementada a lei de cotas, a história por trás", afirma Lorena, que acredita poder atingir as pessoas de forma mais efetiva com projeto em forma de vídeo.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade