PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Alckmin inaugura 1ª carreta itinerante para prevenção do câncer de mama

26 dez 2013 - 12h45
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Alckmin inaugurou a carreta itinerante que vai atuar na prevenção do câncer de mama
Alckmin inaugurou a carreta itinerante que vai atuar na prevenção do câncer de mama
Foto: Bruno Santos / Terra

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou, na manhã desta quinta-feira, a primeira carreta itinerante que irá circular pelo Estado para prevenção do câncer de mama. O objetivo do programa “Mulheres de Peito” é estimular o diagnóstico precoce da doença, que é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. O veículo é equipado com mamógrafos e ultrassom e a expectativa do governo é que 60 mil exames sejam feitos no ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A mamografia é feita imediatamente, com recomendação para mulheres com mais de 50 anos, mas se houver indicação pode ser com menos. (A mulher) Faz a mamografia na hora e tem o resultado em dois dias. Se houver alguma suspeita, ela faz na mesma carreta o ultrassom e, se for o caso, a biópsia e o histológico. Se for o caso de câncer ela já é encaminhada à cirurgia, quimioterapia ou radioterapia”, afirmou Alckmin.

A carreta, que está instalada na região de Santo Amaro, zona sul da capital paulista, funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 13h. Segundo o governo do Estado, serão quatro carretas circulando em São Paulo. As outras três devem ir para a região metropolitana e um caminhão com a mesma finalidade irá para o interior do Estado.

O investimento é de R$ 14 milhões e cada carreta ficará em determinado lugar por 30 dias em cada lugar. “Vamos verificar quais os locais de maior necessidade para reduzir fila e vamos trabalhar inclusive aos sábados”, disse o governador.

Alckmin aproveitou para cutucar a prefeitura de São Paulo durante o evento em Santo Amaro. Segundo ele, a carreta localizada na avenida Adolfo Pinheiro, irá “aliviar” a procura por hospitais na região.

“Aqui onde estamos, temos o Hospital Regional Sul. Há uma sobrecarga na região porque a prefeitura fechou o Pronto Socorro de Santo Amaro. Então estamos atendendo a uma retaguarda sozinhos. O ambulatório de especialidades já foi inteiro reformado. Agora vamos reformar, em 90 dias, trabalhar 24 horas, deve ficar pronto o Pronto Socorro. Vamos trazer o PS pra cá para iniciar a reforma do Regional Sul, que vai ser rum dos mais modernos e bem equipados da capital”, disse o governador.

Mulheres serão examinadas sem a necessidade de agendamento, segundo o governador
Mulheres serão examinadas sem a necessidade de agendamento, segundo o governador
Foto: Bruno Santos / Terra

O secretário estadual da Saúde David Uip afirmou que o grande objetivo do programa é incentivar as mulheres a fazerem os exames para prevenção do câncer.

“As carretas, além de agilizar o processo, divulgam a prevenção. Temos que motivar as mulheres. Esse é o slogan: 'Mulheres de Peito'. Elas têm que ter a coragem contra o câncer porque precisa de coragem para fazer o exame e por isso estamos desburocratizando a chegada. Não precisa marcar hora, de encaminhamento. É chegar e fazer o exame”, disse o secretário.

Alguns estudos mostram que é preciso fazer o exame antes dos 50 anos, mas Uipp afirmou que com esse programa será possível ter “maior estatística de prevenção do mundo”. “Tudo o que fazemos tem um acompanhamento técnico científico muito apurado. Serão 4 mil exames por mês e daremos a resposta se realmente é interessante fazer o exame antes do 50 anos ou a partir dos 40 e se o índice de falha desse exame é de 20%”, afirmou Uip.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade