PUBLICIDADE

Europa

Air France informou despressurização e pane elétrica, diz FAB

1 jun 2009 - 10h53
(atualizado às 12h59)
Compartilhar

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta manhã que recebeu da Air France, por volta das 8h30 (horário de Brasília), uma notificação de que o Airbus A330, que fazia o vôo AFR 447, do Rio de Janeiro para Paris, na França, havia sofrido problemas técnicos de perda de pressurização e falha no sistema elétrico. A aeronave desapareceu durante o vôo, na costa brasileira.

Imagem de arquivo do avião desaparecido
Imagem de arquivo do avião desaparecido
Foto: AP

De acordo com nota divulgada pela FAB, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou, mais cedo, que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília, domingo) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). "O mais provável é que o avião tenha sido atingido por um raio", afirmou o diretor de Comunicação da companhia aérea francesa, Francois Brousse.

A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília). Uma aeronave C-130 Hércules, e uma P-95 Bandeirante de patrulha marítima e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (Parasar) trabalham nas buscas.

Além disso, três navios da Marinha também vão participar dos trabalhos. As embarcações saíram das cidades de Natal, Maceió e Salvador e já estão a caminho de Fernando de Noronha.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade