PUBLICIDADE

Europa

Air France afirma que avião provavelmente foi atingido por raio

1 jun 2009 - 09h11
(atualizado às 10h35)
Compartilhar

A hipótese mais provável para o desaparecimento do radar do Airbus A330 da Air France que voava entre Rio de Janeiro e Paris é que a aeronave tenha sido atingida por um raio, afirmou Francois Brousse, diretor de Comunicação da companhia aérea francesa. "O mais provável é que o avião tenha sido atingido por um raio", declarou Brousse.

Imagem de arquivo mostra modelo de avião semelhante ao desaparecido nesta segunda-feira
Imagem de arquivo mostra modelo de avião semelhante ao desaparecido nesta segunda-feira
Foto: Reuters

O Airbus saiu do Rio de Janeiro no domingo, às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris às 11h10 locais (6h10 de Brasília), disse um porta-voz.

"O avião entrou em uma zona de tempestades com fortes turbulências, que provocaram falhas", acrescentou.

O Airbus entrou na zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília, domingo) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília), informou a Air France.

A Força Aérea Brasileira (FAB) já iniciou as buscas à aeronave, ainda durante a madrugada desta segunda-feira, na região do Oceano Atlântico, a nordeste do arquipélago de Fernando de Noronha. Um avião Hércules decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio, para ajudar nas buscas.

Autoridades da França informaram que a Marinha francesa deve enviar fragatas para busca a partir de uma base em Dakar, no Senegal. Ainda conforme a França, o avião poderia estar mais próximo da costa africana do que da brasileira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade