0

Ahmadinejad cancela palestra em faculdade de Brasília

23 nov 2009
21h37
atualizado às 21h46
  • separator

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, cancelou uma palestra que estava marcada para as 18h desta segunda-feira no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). A ausêncio provocou decepção entre os estudantes, que poderiam fazer perguntas ao líder iraniano.

Com duas horas e meia de atraso, o embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, explicou que os compromissos durante a tarde não permitiram que Ahmadinejad fosse à faculdade. Depois de assinar acordos entre osdois países e participar de um seminário com mais de 300 empresários brasileiros e iranianos, Ahmadinejad e o presidente LuizInácio Lula da Silva só foram almoçar por volta das 17h.

Ao justificar a ausência de Ahmadinejad, o embaixador afirmou que o presidente iraniano sentia-se frustrado por não ter ido à faculdade porquegosta de trocar ideias com a juventude. O diplomata leu um comunicadoatribuído ao líder iraniano que recomenda aos universitários quecontinuem estudando e afirma que as universidades iranianas estãoabertas para estudantes brasileiros.

Em seguida, o embaixador recolheu perguntas de estudantes que seriam lidas durante a palestra. Shaterzadeh prometeu enviar as respostas para ainstituição de ensino, mas não esclareceu se as perguntas seriamrespondidas diretamente por Ahmadinejad ou pela embaixada.

A diretora-geral do Iesb, Eda Coutinho, afirmou que a ausência do líder iraniano impediu que Ahmadinejad entrasse em contato com as opiniões e osvalores da população brasileira. "Eu mesma pretendia entregar aopresidente um conjunto de sugestões sobre como devem ser aspolíticas públicas para as mulheres", afirmou.

O cancelamento da palestra também provocou frustração entre os alunos. "Perdemos a oportunidade de debater com um presidente que só traz polêmica por onde passa", disse a estudante Bianca Gonçalves, 21 anos.

Veja também:

Ministro da Saúde alerta para aumento de casos da covid-19 no interior do Brasil
Agência Brasil Agência Brasil
publicidade