PUBLICIDADE

Mundo

Agenda de Lula tem viagens a EUA, França, Polônia e Inglaterra

23 set 2011 - 15h44
(atualizado às 15h48)
Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta sexta-feira para Washington, nos Estados Unidos, para se encontrar com o presidente da Federação Americana de Trabalho e Congresso das Organizações Industriais (AFL-CIO), Richard Trumka. Lula deve ministrar, no sábado, a palestra 'Os Avanços e Desafios da América Latina', Biblioteca do Congresso Americano, em um evento promovido pelo banco Itaú BBA, durante o encontro do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

A agenda do ex-presidente prevê ainda uma viagem no domingo para Paris, na França, onde Lula receberá, na terça-feira, o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris - conhecido como Sciences Po. Ele será a 16ª personalidade - e a primeira latino-americana - que receberá essa láurea desde a fundação da instituição, em 1871. Antes da cerimônia, Lula se reúne na segunda-feira com o presidente Nicolas Sarkozy, que o convidou para um encontro no Palácio Elysée.

Na quarta-feira, após reunião com representantes do Partido Socialista francês, o ex-presidente viaja para Gdansk, na Polônia, onde será receberá com o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional. A cerimônia de entrega ocorrerá na quinta-feira às 11h30 (hora local). Lula se encontrará com o ex-presidente, sindicalista e Prêmio Nobel da Paz Lech Walesa, cuja fundação concede o prêmio anualmente.

Ainda na quinta-feira, Lula irá para Londres, na Inglaterra, onde dará uma palestra no Museu de História Natural. O tema será 'Crescimento econômico e desenvolvimento social: a experiência do Brasil'.

Na sexta-feira, o ex-presidente falará em uma conferência promovida pela revista The Economist dentro do evento The High-Growth Markets Summit (Encontro Sobre Mercados de Alto Crescimento, em tradução livre). Lula foi convidado pela revista para falar sobre a experiência do seu governo na cooperação e aumento do comércio Sul-Sul. O ex-presidente volta para São Bernardo do Campo ainda na sexta-feira.

Com José Dirceu ao fundo, Dilma e Lula participam de abertura do congresso do PT
Com José Dirceu ao fundo, Dilma e Lula participam de abertura do congresso do PT
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade