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Aeroportos do País têm 23,6% de atrasos em voos domésticos

6 dez 2010 - 10h41
(atualizado às 20h40)
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Quase um quarto dos voos domésticos previstos para esta segunda-feira nos aeroportos brasileiros sofreu atraso. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 2.195 voos programados das 0h às 20h, 518 tiveram atraso superior a 30 minutos (23,6%). Outros 143 (6,5%) haviam sido cancelados.

Atrasos provocaram filas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Atrasos provocaram filas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Foto: Rahel Patrasso / Futura Press

O maior número de voos atrasados eram registrados nos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. No Rio, 50 dos 145 voos programados do Santos Dumont sofreram atraso (34,5%), enquanto no Galeão, o problema se estendeu a 39 dos 111 voos previstos (35,1%). Já em São Paulo, 49 dos 184 voos previstos para deixar o aeroporto de Cumbica foram atrasados (26,6%), enquanto, em Congonhas, 47 dos 211 voos foram afetados (22,3%).

Entre os voos internacionais, o índice de atrasos era um pouco menor: 26 entre 153 voos previstos (17%). Outros nove (5,9%) foram cancelados.

Causas

Em nota, a companhia aérea Azul informa que os atrasos desta segunda-feira foram ocasionados devido ao remanejamento de sua malha por conta do fechamento do aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na noite do último domingo. A empresa diz ainda que o aeroporto permaneceu inoperante para pousos e decolagens devido às fortes chuvas. A companhia esclarece que os atrasos são pontuais e espera que as operações sejam normalizadas ao longo dia.

A TAM também disse em nota que os atrasos foram decorrentes das fortes chuvas que atingiram a região Sudeste e ao fechamento dos aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e de Minas Gerais (Confins), com alguns voos alternados na noite de domingo. Em decorrência disso, a companhia precisou remanejar sua malha, gerando atrasos e cancelamentos em sua malha doméstica.

A empresa disse que os passageiros estão sendo acomodados nos voos mais próximos operados pela própria companhia e também por companhias congêneres, de acordo com a disponibilidade de assentos. A TAM ainda comunica que oferece a opção de transporte terrestre aos passageiros, nos casos em que essa alternativa é viável. Aos passageiros em trânsito, a companhia oferece alimentação e, se necessário, hospedagem.

Fonte: Redação Terra
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