PUBLICIDADE

Aécio 'lamenta' que governo não peça desculpa por confusão no Bolsa Família

30 mai 2013 - 21h20
(atualizado às 21h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Em nota à imprensa, o senador e presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), disse "lamentar a posição do governo federal com relação ao episódio dos saques do Bolsa Família externada hoje, pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, de que a presidente da República não deve desculpas ao País e, pelo Ministério do Desenvolvimento Social, de que o governo não deve esclarecimentos sobre o fato".  

O ministro da Secretaria da Presidência, Gilberto Carvalho, reagiu, na verdade ontem, às críticas de Aécio, que sugerira que a presidente Dilma Rousseff se desculpasse formalmente pela onda de boatos sobre a extinção do programa Bolsa Família, o que levou milhares de pessoas às agências da Caixa na Região Nordeste e no Rio de Janeiro, no último dia 18. Na avaliação do ministro, não há razão para que Dilma tome a atitude.

"Acho que ela (Dilma) agiu de maneira muito adequada e não há, da parte do governo, nenhuma atitude da presidente que possa levá-la a pedir qualquer tipo de desculpa", afirmou Carvalho. Segundo ele, Dilma teve todo o cuidado em determinar a investigação do assunto.

"Pedir desculpas ao País não é humilhação, é um gesto de grandeza e responsabilidade. Como seria também repreender publicamente os membros do governo que, de forma leviana, atacaram a oposição e os que mentiram - e mantiveram a mentira - ao País sobre o episódio", completou a nota de Aécio. A referência é clara ao comentário da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que, logo após o episódio, afirmou, em seu perfil no Twitter, que os “boatos sobre o fim do Bolsa Família deve ser da central de notícias da oposição”. Ela havia dito que a situação “revela posição ou desejo de quem nunca valorizou a política”, e acabou voltando atrás, dizendo que não queria "politizar".

Aécio criticou o que chamou de "diferença de postura", alegando que, "enquanto eram lançadas suspeitas sobre a oposição, o assunto foi considerado da maior gravidade a ponto de merecer declaração pública da presidente". Para o senador, está clara "a responsabilidade do próprio governo federal no episódio" e fica "evidente" que "dirigente de uma das mais importantes instituiçôes do País mentiu aos brasileiros".

Segundo o político, o governo também deve esclarecimentos sobre "denúncias de que membro do PT, o vereador do Maranhão Juscelino do Carmo, recebe irregularmente recursos do Bolsa Família".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade