Atualizada às 17h48
Hermano Freitas
Direto de São Paulo
» Pista de Congonhas estava irregular
» TAM fecha 78 acordos de indenização
» Acidente obrigou a priorizar segurança
"Não foi um nem dois, foram vários que descreveram a pista de Congonhas naqueles dias chuvosos como um verdadeiro sabão quando molhada", disse Barbosa. Um piloto e um co-piloto haviam afirmado durante depoimento em 30 de agosto de 2007 que arremeteram a aeronave no dia 16 de julho, um dia antes do acidente com o avião da TAM, porque a pista estava molhada e espelhada.
A polícia tem 50 volumes de inquérito no qual constam os depoimentos de 309 pessoas envolvidas no acidente. Segundo Barbosa, o inquérito depende das cartas precatórias para ficar pronto, através das quais serão tomados depoimentos de pessoas que estão envolvidas com a tragédia, mas não residem em São Paulo.
Ao final da investigação, que deve ser concluída apenas após o laudo pericial ser encerrado, a polícia espera indiciar de sete a dez pessoas por homicídio culposo e lesão corporal culposa. Barbosa afirma que, até o momento, não há indícios de dolo eventual. "Não podemos afirmar que algum dos agentes tenha assumido o risco de produzir o desastre", disse. De acordo com o perito técnico do instituto de criminalística, Antônio Nogueira, não foi encontrado nenhum vestígio que indique defeito no manete do avião.
O vôo JJ3054 da TAM saiu do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), no dia 17 de julho do ano passado, e iria pousar no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. A aeronave atravessou a pista e colidiu contra o prédio da TAM Express, após passar a poucos metros dos carros que circulavam pela avenida Washington Luís, matando 199 pessoas e deixando ao menos 15 feridos.
Redação Terra