Tragédia em Congonhas

Tragédia em Congonhas

Quarta, 1 de agosto de 2007, 12h15

Caixa-preta: "oh meu Deus, vira, vira", diz piloto

Som de gritos, uma voz feminina e a batida. Assim termina a transcrição do diálogo entre piloto e co-piloto do Airbus e controladores da torre do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, antes do acidente do dia 17 de julho, lida hoje pelos deputados da CPI do Apagão Aéreo na Câmara (veja íntegra abaixo). Antes dos sons da batida do avião, pode-se ouvir, na cabine: "olhe isso, desacelera, eu não consigo, oh meu Deus, oh meu Deus, vira, vira".

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O início da transcrição se deu às 18h18. Um dos diálogos entre o piloto e o co-piloto mostra que o comandante da aeronave não conseguiu desacelerar antes da colisão contra o prédio da empresa no dia 17 de julho: "desacelera, desacelera". "Eu não consigo, eu não consigo".

A transcrição do diálogo indica também que pode ter ocorrido falha no freio aerodinâmico sobre a asa, chamado de "spoiler". "Spoiler nada", disse um dos comandantes.

Confira a íntegra da transcrição:

18:18:24.4
(início da gravação)

18:18:24.5
Sistema de comunicação da aeronave: capitão fala com os passageiros

18:18:53.5
Cabine: som de apito

18:20:25.0
Cabine: som do pedido de abertura da porta da cabine por um tripulante

18:20:28.1
Piloto: Está ok?

18:20:29.7
Atendente de vôo: diz que tudo na cabine está ok e então pergunta onde eles irão pousar

18:20:33.3
Piloto: Eu acabei de informar.

18:20:34.7
Atendente de vôo: Eu não ouvi, desculpe.

18:20:37.7
Piloto: Mas ela ouviu, Congonhas.

18:20:39.3
Atendente de vôo: É Congonhas? Então está ótimo. Ela pode ter ouvido. Obrigado.

18:43:04.3
Piloto: Lembre-se, nós temos apenas um reversor.

18:43:06.9
Co-piloto: Sim, só o esquerdo.

18:43:24.0
Piloto: Glide slope (O glide slope é um equipamento instalado próximo à cabeceira da pista e que fornece o ângulo de aproximação ideal para o piloto), LOC azul (localizador azul)... LOC star (localizador fixo).

18:43:26.6
Co-piloto: Checado.

18:43:27.1
Piloto: Piloto automático um e dois.

18:43:29.4
Piloto: Flaps (nível) um.

18:43:30.7
Co-piloto: Velocidade checada.

18:43:36.7
Piloto: Status confirmado.

18:43:41.8
Co-piloto: Status confirmado.

18:43:43.8
Co-piloto: Confirmado.

18:43:48.2
Co-piloto para controle de aproximação: Vou interceptar com o localizador, TAM 3054.

18:43:52.2
Controle de aproximação: TAM 3054, reduza velocidade para a aproximação... e contate a torre na freqüência 127.15. Boa tarde.

18:44:00.0
Co-piloto em transmissão de rádio: Um, dois, sete, um, cinco, over.

18:44:01.7
Piloto: Boa tarde.

18:44:06.4
Piloto: Flaps (nível) dois.

18:44:08.1
Co-piloto: Velocidade checada.

18:44:20.0
Co-piloto: Flaps em (nível) dois.

18:44:22.3
Co-piloto para torre: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.

18:44:26.1
Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para a aproximação, vento direção norte a 6 graus. Informarei quando estiver livre 35L (esquerda).

18:44:33.4
Co-piloto para torre: Boa noite. Reduzindo à menor (velocidade) possível.

18:44:36.3
Piloto: Trem de pouso baixado.

18:44:37.7
Co-piloto: Trem de pouso baixado.

18:44:53.9
Piloto: Flaps em (nível) três.

18:44:55.1
Co-piloto: Velocidade checada.

18:44:57.4
Co-piloto: Flaps em (nível) três.

18:45:03.9
Piloto: Flaps baixados.

18:45:05.7
Co-piloto: Velocidade checada, flaps baixados.

18:45:10.6
Piloto: Aguarde checklist final.

18:45:12.0
Co-piloto: Aguardando.

18:45:12.9
Piloto: Glide star (equipamento para orientação de procedimento de descida ideal com relação à cabeceira da pista). Corrigir altitude de aproximação para pouso.

18:45:15.0
Co-piloto: Altitude.

18:45:21.0
Co-piloto: Seis mil pés.

18:45:44.0
Cabine: som dos pára-brisas em operação

18:45:52.1
Canal 2 do CVR: som do marcador externo é ouvido no canal 2

18:45:03.1
Piloto: Checklist final.

18:46:04.6
Co-piloto: Checklist final, passando Diadema (nome do marcador externo).

18:46:10.4
Co-piloto no sistema de comunicação da aeronave : Tripulantes, autorizados para pouso.

18:46:14.0
Co-piloto: Tripulantes.

18:46:15.2
Piloto: Informado.

18:46:16.0
Co-piloto: Sistema de potência automático (auto thrust).

18:46:17.8
Piloto: Velocidade.

18:46.20.0
Co-piloto: (trecho ilegível)

18:46.21.1
Piloto: Pousando em azul.

18:46.22.6
Piloto: Ecam memo (Monitor Eletrônico Centralizado do Avião)

18:46.23.8
Piloto: Pousando, no azul.

18:46:24.9
Co-piloto: Pousando, no azul.

18:46:26.1
Piloto: Ok?

18:46:26.7
Co-piloto: Ok... o quê?

18:46:28.6
Co-piloto: Ok.

18:46:30.8
Voz não identificada: (trecho ilegível)

18:46:30.8
Co-piloto: Checklist final completo.

18:43:33.8
Piloto: Pista à vista, pousando.

18:46:41.7
Piloto: Pergunte a ele (à torre) sobre as condições de chuva, as condições da pista e se a pista está escorregadia.

18:46:57.0
Co-piloto para torre: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância. Pode confirmar as condições?

18:47:01.7
Torre: Está molhada e está escorregadia. Vou comunicar 35L (esquerda) livre, 3054.

18:47:06.1
Co-piloto para torre: Já na final.

18:47:07.5
Torre: A aeronave está iniciando a partida.

18:47:10.7
Piloto: Molhado e escorregadio!

18:47:22.0
Co-piloto: O avião está iniciando corrida (de decolagem).

18:47:34.3
Torre: TAM 3054, 35L autorizado para pouso, a pista está molhada e escorregadia e o vento está a 330 nós a 8 graus.

18:47:40.6
Co-piloto: 330 a 8 está o vento.

18:47:42.9
Piloto: Checado.

18:47:43.9
Torre: 3054

18:47:45.3
Co-piloto: 3054, roger.

18:47:46.4
Torre: 400.

18:47:49.8
Piloto: O pouso está autorizado?

18:47:52.3
Co-piloto: Pouso autorizado.

18:47:52.3
Piloto: Pouso em verde. Vôo manual.

18:47:53.7
Cabine: (som do piloto automático desconectando)

18:47:54.1
Co-piloto: Checado.

18:47:54.8
Piloto: Desative o glide (alerta do GPS) para mim, por favor.

18:47:55.7
Cabine: Som de três cliques indicando reversão do CAT II ou III para modo de aproximação em CAT I (aproximação de vôo manual)

18:47:56.9
Co-piloto: O que?

18:47:58.8
Torre: 300.

18:47:59.3
Piloto: Desative o glide para mim.

18:48:00.6
Co-piloto: Ok.

18:48:03.0
Co-pilot: Desativado.

18:48:05.8
Co-piloto: Meio.

18:48:11.6
Torre: 200.

18:48:14.9
Co-piloto: Um ponto abaixo. Ok.

18:48:16.8
Piloto: Ok.

18:48:21.0
Torre: 20.

18:48:21.6
Torre: Retardar.

18:48:23.0
Torre: Retardar.

18:48:24.5
Cabine: (som do movimento das manetes)

18:48:24.9
Cabine: (som de motores aumentando potência)

18:48:25.5
Torre: Retardar.

18:48:26.3
Cabine: (som parecido com toque na pista)

18:48:26.7
Co-piloto: Reversor número um apenas.

18:48:29.5
Co-piloto: Nada de spoilers (freios aerodinâmicos).

18:48:30.8
Piloto: Aaiii (suspiro).

18:48:33.3
Piloto: Olha isso.

18:48:34.4
Co-piloto: Desacelerar. Desacelerar.

18:48:35.9
Piloto: Não dá, não dá.

18:48:40.0
Piloto: Oh, meu Deus. Oh, meu Deus.

18:48:42.7
Co-piloto: Vai, vai, vai, vira, vira, vira, vira.

18:48:44.6
Co-piloto: Vira, vira para... não, vira, vira.

18:48:45.5
Cabine: (som de forte compressão)

18:48:49.7
Voz não identificada na cabine: Oh, não (voz masculina)

18:48:50.0
Cabine: (pausa nos sons de compressão)

18:48:50.6
Voz não identificada na cabine: (som de grito, voz feminina)

18:48:50.8
Cabine: (som de compressão violenta)
18:48:51.4

(fim da transcrição)

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