PUBLICIDADE

A pouco mais de um mês do Enem, veteranos dão dicas da prova

19 set 2015 - 16h04
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entra na reta final. Falta pouco mais de um mês para as provas, que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Estudantes que enfrentaram a rotina de estudos em edições anteriores do Enem e ingressaram no Ensino Superior com a nota do exame dão dicas para quem faz as provas este ano.

Falta pouco mais de um mês para o Enem, época em que os alunos costumam intensivar os estudos
Falta pouco mais de um mês para o Enem, época em que os alunos costumam intensivar os estudos
Foto: iStock

Organizar uma rotina de estudo, fazer simulados e passar menos tempo nas redes sociais são algumas das sugestões.

Júlia Galdino Alves, de 19 anos, fez cursinho preparatório para o Enem durante todo o ano de 2014 e conseguiu uma vaga no curso de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela disse que ter um planejamento diário para os estudos é fundamental.

Júlia sugeriu que os candidatos definam um calendário com os horários e as matérias a serem vistas a cada dia e sigam à risca o planejamento para não acumular conteúdo.

Fazer uma pausa para descanso durante os estudos é uma dica de Júlia para evitar o cansaço excessivo. “É importante parar, senão sobrecarrega. Pela tarde eu estudava das 14h às 20h. Nesse meio-tempo, fazia um intervalo de uma hora para me distrair. Lanchava ou conversava com alguém.”

Manter distância do celular e das redes sociais é outra sugestão de Júlia para quem está se preparando para o Enem.

Aluno de engenharia mecânica do Cefet-RJ, Antônio Andrade e Mello, de 22 anos, concorda que organizar horários e conteúdos faz diferença para o sucesso do estudo. Participar de simulados e resolver provas anteriores do Enem são sugestões de Antônio para os candidatos se prepararem. Para se sair bem na redação, ele afirmou que o treino é fundamental e quanto mais textos o candidato escrever, melhor.

Antônio disse que, nos dias anteriores à prova, não é recomendável estudar “desenfreadamente”. “Para quem teve constância e ritmo, não será numa semana antes que vai aprender tudo”.

Para Antônio Andrade, o Enem é também uma prova de resistência física. Por isso, recomendou que, no dia do exame, o candidato não pode deixar que o nervosismo prejudique seu desempenho. Durante a prova, a dica é ficar atento ao tempo para resolver casa questão e não gastar muito tempo em um único item.

“Evite ficar parado em uma questão só. Se não consegue resolver, passe para a próxima e depois volte”, sugeriu Antônio.

A edição de 2015 do Enem terá 7,7 milhões de candidatos. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4h30. No segundo, as provas de linguagens, códigos, redação e matemática, com duração de 5h30.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade