PUBLICIDADE

Brasil tem sete casos suspeitos de gripe suína, diz ministério

1 mai 2009 - 17h49
(atualizado em 2/5/2009 às 02h59)
Compartilhar

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que monitora sete casos suspeitos de gripe suína no País. Segundo nota divulgada nesta tarde, os pacientes são acompanhados no Espírito Santo (1), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (2). No boletim divulgado ontem, eram quatro os casos suspeitos no Brasil.

» Disque Saúde esclarece sobre a doença

Ainda de acordo com o ministério, outros 41 casos estão sendo investigados em 14 Estados. São pessoas que estiveram em áreas afetadas e apresentaram alguns sintomas, mas não são consideradas suspeitas.

Para o órgão, são casos suspeitos pacientes que apresentaram febre alta de maneira repentina (acima de 38°C) e tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória e dor de cabeça, musculares e nas articulações.

Além desses sintomas, o caso será considerado suspeito se o paciente apresentou o quadro clínico até dez dias após sair de áreas afetadas ou ter tido contado com outra pessoa possivelmente contaminada no mesmo período.

Outros 17 casos foram descartados: dois no Amazonas, um no Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais, um no Pará, quatro no Paraná, sete no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade