PUBLICIDADE

Brasil tem mais 2 casos de gripe suína; total vai a 25

3 jun 2009 - 18h39
(atualizado às 18h52)
Compartilhar

O Ministério da Saúde confirmou a ocorrência de dois novos casos de gripe suína no País. Ambos foram localizados no Estado de São Paulo. Com essas duas novas confirmações, o número total de casos da gripe suína no Brasil sobe para 25 em seis Estados.

» Saiba o que é a gripe suína

» Gripe suína se aproxima do nível 6 de pandemia, diz OMS

Segundo o ministério, os dois pacientes vieram dos Estados Unidos e não têm relação entre si. Eles estão internados e passam bem. Os casos de gripe suína no País foram registrados nos Estados de São Paulo (11), Rio de Janeiro (7), Santa Catarina (4), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1).

O Ministério da Saúde monitora todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com aqueles que tiveram diagnóstico confirmado de gripe suína. Desses, sete tiveram transmissão autóctone, ou seja, foram transmitidos dentro do território nacional, todos com vínculos com pacientes que vieram do exterior. Assim, segundo o ministério, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus H1N1.

Outros 44 casos suspeitos de gripe suína são acompanhados pelo Ministério da Saúde, em todo o País. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (15), Distrito Federal (7), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Norte (4), Paraná (3), Rondônia (3), Espírito Santo (2), Santa Catarina (2), Alagoas (1), Ceará (1) e Tocantins (1).

O aumento no número de casos suspeitos se deve à extinção da definição de caso "em monitoramento", decisão aprovada pelo Grupo Executivo Interministerial para Pandemia de Influenza (GEI), em reunião no dia 1º de junho. Os casos que até ontem tinham esta classificação foram descartados ou passaram à categoria de suspeitos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o momento, há 20 países com casos autóctones de transmissão do vírus: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, México, Panamá, Peru, Reino Unido e Romênia. Apena Estados Unidos, México e Canadá são considerados com transmissão sustentada. Até o momento, 68 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da OMS.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade