1 evento ao vivo

Brasil tem 65 novos casos de gripe suína; total chega a 399

24 jun 2009
19h08
atualizado em 25/6/2009 às 06h13

O Ministério da Saúde informou a ocorrência de 65 novos casos de gripe suína no País nesta quarta-feira. Com isso, o Brasil tem, agora, 399 casos confirmados da doença.

» Japão confirma milésimo caso da gripe
» N° de mortos pela gripe no Canadá vai a 19
» Casos da gripe suína na Bolívia somam 47
» Mortos pela gripe suína na Argentina chegam a 21

As novas contaminações pelo vírus Influenza A (H1N1) foram registradas nos Estados de São Paulo (26), Minas Gerais (10), Rio Grande do Sul (9), Paraná (4), Santa Catarina (4), Rio de Janeiro (3), Sergipe (3), Alagoas (2), Paraíba (2), Bahia (1) e Pernambuco (1).

O número inclui os casos informados ao Ministério da Saúde pelos três laboratórios de referência para o diagnóstico da gripe suína, a Fundação Oswaldo Cruz/RJ, o Instituto Evandro Chagas/PA e o Instituto Adolf Lutz/SP, e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Segundo o Ministério, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes. Do total de casos confirmados, dois pacientes do Rio Grande do Sul estão internados. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, eles foram infectados no exterior.

O Ministério da Saúde reiterou a recomendação para que crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes, pacientes com quadro de imunodepressão (em conseqüência de tratamento de câncer, portadores de HIV e outras complicações), diabéticos, cardiopatas, pneumopatas e renais crônicos adiem, se possível, viagens para os Estados Unidos, México, Canadá, Austrália, Chile e Argentina, países com transmissão sustentada da doença. Segundo o ministério, essas pessoas tem maior risco de desenvolver as formas graves da gripe suína.

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade