PUBLICIDADE

BOJ injeta 483 milhões de euros em bancos de região devastada

13 mar 2011 - 07h29
Compartilhar

O Banco do Japão (BOJ) anunciou neste domingo que injetou 55 bilhões de ienes (483 milhões de euros) em 13 instituições financeiras do nordeste do país, que foi devastado pelo terremoto de sexta-feira.

A entidade emissora assinalou que está disposta a fazer todo o possível, inclusive o abastecimento de fundos, para garantir a estabilidade dos mercados e uma liquidez adequada.

O BOJ indicou que não tem informação que faça pensar em possíveis problemas enquanto houver provisão de dinheiro nas áreas afetadas pelo terremoto de 9 graus na escala Richter.

O anúncio foi realizado antes de o banco central do Japão fazer, na segunda-feira, uma reunião para estudar as taxas de juros, que foram reduzidas para um dia em vez dos dois habituais devido ao terremoto.

A entidade japonesa já tinha avisado anteriormente que estava disposta a apoiar as instituições financeiras da área afetada pelo terremoto e pelo tsunami para que fossem capazes de responder às necessidades de retiradas de depósitos "de forma fluente".

Nesta sexta-feira, pouco depois do terremoto, o Banco do Japão afirmou em comunicado que "seguirá fazendo todo o possível, incluindo a provisão de liquidez, para assegurar a estabilidade nos mercados financeiros e garantir uma adequada liquidação de fundos na próxima semana".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade