1 evento ao vivo

Bispos protestantes boicotam reunião em protesto por ordenação de gays

25 jan 2011
10h46

A conferência episcopal da Igreja Anglicana reúne-se nesta terça-feira em Dublin para realizar encontro mundial de líderes, evento que sofrerá boicote de ao menos sete em protesto pela ordenação de bispos homossexuais, informa nesta terça-feira a emissora "RTE".

Realizado a cada dois anos, o encontro será marcado pelo mal-estar gerado entre a Igreja da Inglaterra (protestante) a recente conversão de três de seus bispos e duas esposas destes à Igreja Católica Romana.

A transferência foi possível graças às gestões do papa Bento XVI e a publicação da constituição apostólica Anglicanorum Coetibus (para os grupos anglicanos).

A norma de máxima categoria foi aprovada pela Santa Sé para receber os fiéis anglicanos contrários às medidas liberais da Comunhão Anglicana, como a ordenação de mulheres e de homossexuais como bispos.

No total, o primaz anglicano, o arcebispo de Canterbury Rowan Williams, convidou a Dublin a 38 bispos da Comunhão Anglicana, a maioria dos quais se alojará no Centro de Retirada de Emaús, pertencente às autoridades católicas irlandesas.

Pelo menos sete deles, detalha a "RTE", preferiu manter-se à margem do protesto pela presença do líder da Igreja Episcopal dos Estados Unidos, Katharine Jefferts Schori, defensora da ordenação de homossexuais e mulheres.

EFE   
publicidade