PUBLICIDADE

Europa

Bento XVI reúne-se com membros da comunidade muçulmana na Alemanha

23 set 2011 - 05h24
(atualizado às 06h21)
Compartilhar

O papa Bento XVI reconheceu nesta sexta-feira que os muçulmanos se transformaram em um "componente" da Alemanha, durante um encontro com representantes do Islã, ao iniciar nesta sexta-feira o segundo dia de sua visita ao país.

"A presença de várias famílias muçulmanas desde a década de 1970 se transformou em uma característica crescente neste país", disse o papa durante a reunião celebrada nos salões da Nunciatura Apostólica, em Berlim.

Além disso, Bento XVI assegurou que "a Igreja Católica defende decididamente que a dimensão pública da pertinência religiosa tenha um reconhecimento adequado".

O Pontífice ressaltou, no entanto, que a Constituição do país "deve ser a base da convivência humana", em uma velada advertência contra os extremismos religiosos, e comentou que o respeito mútuo só é possível desde o respeito também a direitos irrenunciáveis.

Quinze altos representantes do clero, de associações, organizações humanitárias e do ensino islâmicos tiveram ocasião de dialogar com o Pontífice sobre as relações entre o cristianismo e os muçulmanos, indicaram fontes da reunião. Participaram do encontro, entre outros, o presidente do Conselho Central dos Muçulmanos na Alemanha, Aiman Mazyek, e membros da União Turco-Islâmica e do escritório de religião Ditib.

As mesmas fontes assinalaram que o encontro teve um ambiente cordial para superar as críticas dirigidas contra o papa há cinco anos, quando em um discurso na localidade alemã de Regensburg, Bento XVI situou os muçulmanos e o Islã próximos à violência. Vivem na Alemanha entre 3,8 e 4,3 milhões de muçulmanos, dos quais 45% têm cidadania alemã e mais de 60% são originais da Turquia.

Na sequência, Bento XVI se deslocou à cidade de Erfurt, onde promoverá um encontro com a cúpula da Igreja Evangélica. A reunião tem um grande valor simbólico por acontecer na cidade na qual estudou o reformador protestante Martinho Lutero.

Nesta localidade situada no estado da Turíngia, o papa visitará a catedral de Santa Maria de Erfurt e se reunirá com os máximos representantes do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha.

Papa participa de encontro com membros da comunidade muçulmana em Berlim
Papa participa de encontro com membros da comunidade muçulmana em Berlim
Foto: EFE
EFE   
Compartilhar
Publicidade