PUBLICIDADE

Mundo

Bento XVI celebra Missa da Ressurreição diante de 100 mil pessoas

8 abr 2012 - 06h18
(atualizado às 08h19)
Compartilhar

Cerca de 100 mil fiéis, segundo estimativas do Vaticano, assistem na Praça de São Pedro à missa solene do Domingo da Ressurreição, que é celebrada pelo papa Bento XVI. Depois da missa, o pontífice lerá a Mensagem de Páscoa e dividirá a bênção "Urbi et Orbi", à cidade de Roma e a todo o mundo.

Bento XVI, de quase 85 anos, concelebra a missa com o cardeal Jean-Louis Tauran. Ao rito, que começou com o canto do "Resurrexit", assistem várias centenas de purpurados, bispos e sacerdotes. Como acontece desde o ano de 2000, quando foi recuperada uma tradição perdida havia 800 anos, no altar está colocada a imagem do Santíssimo Salvador, conhecida como "Acheropita" (que significa não pintada por mãos humanas).

Trata-se de um dos ícones mais venerados da cristandade e que se conserva na capela de "Sancta Sanctorum", existente no edifício anexo à Basílica de São João de Latrão, onde está a Escada Santa que, segundo a tradição, Jesus subiu durante sua paixão.

Antes de começar a missa, Bento XVI orou por alguns minutos em frente à imagem do Santíssimo Salvador. A Praça de São Pedro está enfeitada com 45 mil flores multicolores, entre elas rosas, cravos, lírios e tulipas, além de rododendros, azaleias, magnólias, narcisos e jacintos, todas elas procedentes, como já é tradição, da Holanda.

Também está adornada com duas oliveiras centenárias trazidas da região italiana de Apúlia. A Mensagem de Páscoa porá fim aos ritos da Semana Santa. O papa deverá passar a segunda-feira de Páscoa, que é dia festivo no Vaticano e na Itália, no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, ao sul de Roma.

Papa Bento XVI celebra a missa de Páscoa na Basílica de São Pedro no Vaticano. Neste domingo, os cristãos de todo mundo celebram o dia da ressureição de Jesus
Papa Bento XVI celebra a missa de Páscoa na Basílica de São Pedro no Vaticano. Neste domingo, os cristãos de todo mundo celebram o dia da ressureição de Jesus
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade