PUBLICIDADE

Mundo

Benin registra caso suspeito de gripe suína em européia

2 mai 2009 - 11h14
(atualizado às 11h26)
Compartilhar

Uma mulher européia de 25 anos, que viajou ao Benin após ter retornado do México, apresenta os sintomas da gripe suína, informaram emissoras regionais captadas em Dacar, que citam o ministro da Saúde beninense, Issifou Takpara.

» Ásia tem 1º caso confirmado de gripe suína

» Chegada do vírus é inevitável, diz Temporão

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

Takpara disse aos jornalistas que a mulher, cuja nacionalidade não foi informada, apresenta sintomas que coincidem com os definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o vírus A (H1N1).

"Os médicos enviaram à OMS as amostras obtidas da mulher para realizar exames que permitam determinar, no máximo na próxima semana, se é ou não a gripe", disse Takpara.

Várias pessoas que tinham mantido contato com a mulher foram isoladas até saber os resultados dos exames e sua evolução.

Hoje mesmo, a Comunidade Econômica de Estados de África Ocidental (Ecowas, em inglês) pediu hoje que seus 15 países-membros adotem medidas adequadas para evitar a propagação da gripe suína.

Na África, até o momento e sem contar o do Benin, não foi confirmado nenhum caso de gripe suína, mas foram informados dois casos suspeitos na África do Sul, dos quais um está descartado e, no outro, continuam os exames.

Gripe Suína

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis. O temor é de que nova mutação torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram apenas 101 casos e 15 mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

Nos EUA, até o momento foram confirmados 141 casos de pessoas com gripe suína; uma morreu. No Brasil, sete pessoas suspeitas de infecção pelo vírus são monitoradas pelo Ministério da Saúde.

EFE   
Compartilhar
Publicidade