PUBLICIDADE

Bélgica acha digitais de fugitivo dos ataques de Paris

18 mar 2016 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

Rastros de um dos suspeitos dos atentados de novembro foram encontrados após operação policial em distrito de Bruxelas, no mesmo local onde houve troca de tiros no início da semana.

Promotores públicos belgas anunciaram nesta sexta-feira (18/03) que as impressões digitais de Salah Abdeslam, o principal suspeito dos ataques terroristas de Paris, em novembro, foram encontradas durante a operação policial realizada na última terça-feira.

"Podemos confirmar que as digitais de Abdeslam foram encontradas no apartamento em Forest [distrito de Bruxelas]", informou um porta-voz da Promotoria Federal, sem fornecer maiores detalhes.

As digitais foram encontradas no mesmo local onde atiradores abriram fogo contra agentes de segurança durante um cerco policial. Um homem argelino de 35 anos, armado com um fuzil Kalashnikov, foi morto, e quatro policiais ficaram feridos.

O atirador morto na operação foi identificado como Mohamed Belkaid, que utilizava o nome de Samir Bouzid. Segundo a emissora pública belga RTBF, Bouzid era procurado pelas autoridades da Bélgica e da França desde dezembro, após evidências de que ele teria feito um transferência bancária, a partir de Bruxelas, para uma mulher que foi morta em Paris juntamente com os outros suspeitos, cinco dias após os atentados.

A RTBF, citando uma fonte não identificada, afirmou que Bouzid seria cúmplice de Abdelsam. A emissora disse ser "mais do que provável" que o terrorista de 26 anos tenha escapado durante o tiroteio

Dois suspeitos teriam fugido durante a operação policial, onde os investigadores encontraram uma bandeira da organização extremista "Estado Islâmico" e uma grande quantidade de munições.

O irmão de Abdeslam estava entre os terroristas suicidas que participaram dos ataques em Paris, que deixaram 130 mortos. Segundo informações das autoridades, o fugitivo teria transportado os criminosos até o local dos atentados. Após os ataques, a polícia francesa encontrou um cinto com explosivos, supostamente de Abdeslam, no bairro parisiense de Montrouge.

As buscas em Forest foram realizadas em conexão com as investigações dos ataques em Paris, mas, segundo informações, não tinham Abdelsam como alvo.

RC/dpa/rtr/afp

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade