PUBLICIDADE

Banco Mundial oferece ajuda ao Japão após terremoto

11 mar 2011 - 15h09
Compartilhar

O presidente do Banco Mundial (BM), Robert Zoellick, expressou nesta sexta-feira suas "profundas condolências" pelas vítimas do terremoto e tsunami no Japão e ofereceu a ajuda do organismo multilateral para as tarefas de "recuperação".

"Como a magnitude da trágica perda de vidas e o dano ainda está por ser avaliado no Japão, estamos vigiando potenciais impactos em outros países da região e estamos prontos para oferecer ajuda", acrescentou o presidente do BM.

Além disso, indicou que o BM conta com "ampla experiência em gestão de desastres", e estão "preparados para mobilizar especialistas que ajudem nas tarefas de recuperação no Japão e na região".

Em um breve comunicado, Zoellick avaliou a situação como "dilaceradora".

O Japão sofreu um terremoto de 8,9 graus na escala Richter - segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) - e, posteriormente, cerca de 60 réplicas de menor intensidade.

Trata-se do maior terremoto da história do Japão, no qual morreram pelo menos 137 pessoas, às quais se somam 531 desaparecidos, segundo os últimos dados das autoridades japonesas.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade