PUBLICIDADE

Avião com 58 pessoas a bordo cai em Taiwan

4 fev 2015 - 08h11
Compartilhar

Autoridades confirmam 15 mortos e 13 feridos. Operações de busca continuam. Aeronave de pequeno porte caiu num rio em Taipei poucos minutos depois da decolagem.

Ao menos 15 pessoas morreram nesta quarta-feira (04/02) na queda de um avião da companhia aérea TransAsia Airways num rio em Taiwan. Outras 13 ficaram feridas e 30 continuam desaparecidas, o que indica que o número de mortos deve aumentar.

O avião, que transportava 58 pessoas, incluindo cinco membros da tripulação, caiu no rio Keelung, nos arredores da capital de Taiwan, Taipei, depois de atingir uma ponte. A aeronave, modelo ATR-72, partiu do aeroporto de Songshan às 10h53 (horário local), com destino às ilhas Kinmen, e caiu dez minutos após a decolagem.

Motoristas que transitavam pela rodovia na hora do acidente registraram o momento da queda do avião (veja o vídeo). O motorista do táxi atingido na ponte ficou ferido.

A Administração Aeronáutica Civil de Taiwan disse que o piloto do avião alertou para a ocorrência de uma emergência momentos antes da queda.

Por volta das 14h (horário local), 28 das 58 pessoas a bordo haviam sido encontradas, incluindo 12 mortos, 16 feridos e uma pessoa que não apresentava sinais vitais quando deu entrada no hospital. As autoridades estimam que as restantes 30 pessoas estejam presas na fuselagem submersa do avião ou tenham sido carregadas pela correnteza.

"O foco do nosso trabalho é tentar usar guindastes para levantar a parte da frente dos destroços, que está submersa na água e onde se estima que esteja a maioria dos passageiros", disse Lin Kuan-cheng, do Serviço Nacional de Bombeiros de Taiwan aos jornalistas no local. Entre os passageiros estavam duas crianças e 31 turistas de Xiamen, da província de Fujian, no sul da China.

O avião, um bimotor de fabricação franco-italiana havia sido construído em abril do ano passado e passou pela última revisão em 26 de janeiro, segundo um representante da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan.

Este foi o segundo incidente grave envolvendo um avião da TransAsia Airways em poucos meses, depois de outro aparelho da companhia aérea ter caído durante uma tempestade em julho, quando operava um voo doméstico, causando a morte de 48 pessoas.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade