PUBLICIDADE

Ásia

Avalanche mata ao menos 10 pessoas no Himalaia nepalês

23 set 2012 - 07h34
(atualizado às 17h59)
Compartilhar

Pelo menos 10 pessoas morreram depois que um desmoronamento as atingiu neste domingo a uma altitude de 7 mil metros na montanha Manaslu, no Himalaia nepalês, anunciou neste domingo a polícia local. Outras quatros pessoas seguem desaparecidas, e cinco alpinistas feridos foram levados de helicóptero para a capital, Katmandu.

Vítima ferida na avalanche é resgatada no acampamento base do Monte Manaslu
Vítima ferida na avalanche é resgatada no acampamento base do Monte Manaslu
Foto: AP

Um grupo de europeus estava quase no topo da Manaslu quando ocorreu a avalanche, na noite de sábado. "Há sete vítimas francesas. Recebemos essa informação direto do acampamento", disse Denis Crabieres, chefe da Associação Francesas de Guias de Montanha. Segundo ele, as operações de resgate foram suspensas até a manhã de segunda-feira.

Entre os corpos que foram recuperados, estão o de um sherpa (membro de uma comunidade local) e de um montanhista alemão, segundo fontes oficiais. "Pilotos de resgate viram outros sete corpos na montanha", além dos 10 já retirados, disse o inspetor de polícia Basant Mishra.

"Vinte e cinco alpinistas que partiram para o ataque ao topo da Manaslu foram afetados pela avalanche. Treze pessoas foram resgatadas com vida e cinco enviadas de avião para Katmandu", afirmou uma fonte policial. Oito sobreviventes permanecem no acampamento base. As condições meteorológicas impedem o voo dos helicópteros.

As autoridades ainda tentam confirmar o número exato de alpinistas presentes no momento do acidente para ter um balanço exato das vítimas.A Manaslu é a oitava montanha na lista das maiores do mundo e é considerada a mais perigosa.

Relato de sobrevivente

O alpinista alemão Andreas Reitero, 26 anos, disse que estava dormindo em sua barraca quando a avalanche chegou, às 4h (horário local). Seu acampamento havia sido montado cerca de 7 mil metros acima do nível do mar. "Foi um barulho alto. Fiquei com medo", disse Reitero à Reuters do hospital em Katmandu, após ser resgatado por um helicóptero da montanha, 100 km a noroeste da capital.

"Eu fiquei tão confuso que não posso dizer a distância que fui carregado ou quantas pessoas estavam no acampamento na hora da avalanche", disse ele, que está sendo tratado por uma lesão nas costas. "Eu tive sorte. Não fui arrastado muito longe e fiquei de fora (...), não enterrado na neve". Reitero fazia parte de um grupo de 13 alpinistas - 11 alemães e dois austríacos. Um dos alemães do grupo morreu, disse ele.

Centenas de alpinistas estrangeiros vão todos os anos aos picos do Himalaia no Nepal, que tem oito das 14 mais altas montanhas do mundo, incluindo o Monte Everest. Setembro marca o início da temporada de escaladas do outono, que vai até novembro. No último grande acidente na região, pelo menos 42 pessoas, incluindo 17 estrangeiros, morreram em uma forte nevasca no Monte Everest, em 1995.

Com informações de agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade