PUBLICIDADE

Oriente Médio

Autoridades israelenses confirmam 3º caso de gripe suína

2 mai 2009 - 08h38
(atualizado às 08h57)
Compartilhar

O Ministério da Saúde de Israel confirmou o terceiro caso de gripe suína no país, um homem de 34 anos que recentemente retornou do México, informa a imprensa local.

» Veja imagens da gripe suína pelo mundo

» Chegada do vírus é inevitável, diz Temporão

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

O paciente está internado em um hospital de Tel Aviv desde ontem junto à mulher, depois que se suspeitasse que ambos tinham sido infectados com o vírus da gripe suína.

O casal foi colocado em quarentena pouco após seu retorno do México, enquanto o pessoal do hospital explicou que os dois se encontram em bom estado.

Israel mantém desde quinta-feira um dispositivo sanitário especializado no aeroporto internacional de Ben Gurion, onde se analisa o estado de cada passageiro procedente do México.

Outros dois israelenses já tinham dado positivo para o vírus A (H1N1) desde que a doença se estendeu em nível mundial, há uma semana, mas, após o tratamento os dois já deixaram o hospital.

Gripe Suína

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis. O temor é de que nova mutação torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram apenas 101 casos e 15 mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

Nos EUA, até o momento foram confirmados 141 casos de pessoas com gripe suína; uma morreu. No Brasil, sete pessoas suspeitas de infecção pelo vírus são monitoradas pelo Ministério da Saúde.

EFE   
Compartilhar
Publicidade