PUBLICIDADE

Europa

Autoridades descartam que bactéria tenha origem na Dinamarca

31 mai 2011 - 07h27
(atualizado às 07h34)
Compartilhar

A Direção de Alimentação da Dinamarca descartou nesta terça-feira que a fonte do surto de uma variante da bactéria intestinal E. coli Enterohemorrágica, que causou 14 mortes na Alemanha e afetou pessoas em outros países", tenha surgido neste país.

"Não há rastros da perigosa bactéria nos testes de pepinos dinamarqueses que a Direção de Alimentação analisou no fim de semana. Por isso não há nada que aponte aos pepinos dinamarqueses como fonte do grave surto de E. coli", diz o comunicado divulgado nesta terça-feira pelas autoridades dinamarquesas.

A análise de pepinos dinamarqueses procedentes de dois produtores foi realizada a pedido das autoridades alemãs, que transferiram as suspeitas de que estes poderiam estar contaminados.

Dinamarca mantém advertência para que não sejam consumidos pepinos crus procedentes da Espanha, nem pepinos, tomates e alface sem cozimento do norte da Alemanha.

A perigosa bactéria infectou 14 dinamarqueses nos últimos dias, dos quais 13 foram contagiados na Alemanha. O outro caso a fonte de contágio ainda não é conhecida.

Na semana passada, as autoridades sanitárias alemãs alertaram que o surto infeccioso pode ter origem em pepinos procedentes da Espanha que foram comercializados por meio do mercado central de Hamburgo, após a divulgação dos resultados das análises realizadas pelo Instituto de Higiene de Hamburgo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade