PUBLICIDADE

Aumentam crimes de extrema direita na Alemanha

11 fev 2016 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários

Ministério do Interior contabilizou quase 14 mil delitos do tipo em 2015, mais de 30% a mais que no ano anterior. Atos violentos quase dobraram, tendo grande parte deles motivação xenófoba.

O número de crimes com motivação de extrema direita praticados na Alemanha cresceu mais de 30% no ano passado em relação a 2014, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério do Interior nesta quinta-feira (11/02). Em 2015, as autoridades registram quase 14 mil delitos nesse âmbito.

Um aumento particularmente grande foi registrado no número de atos violentos, que quase dobrou em relação a 2014. Em 2015, foram 921 crimes desse tipo, que deixaram 691 pessoas feridas. A grande maioria dessas infrações teve motivação xenófoba: foram 612 casos, com 459 feridos.

A maioria dos crimes, 7.873, compreende os chamados delitos de propaganda, que incluem o uso de símbolos considerados inconstitucionais e a incitação ao ódio. No total, a polícia investigou mais de 7 mil suspeitos e prendeu 194 pessoas.

Os dados preliminares foram divulgados a pedido da deputada do partido A Esquerda Petra Pau. Ela afirmou que a situação é alarmante e que os números reais devem ser muito maiores, pois a polícia ainda deve receber informações das autoridades federais e estaduais referentes ao ano passado. Em 2015, o ministério coletou dados locais até maio.

A deputada prevê que os números dobrem. Para ela, a situação revela que o extremismo de direita "é novamente um perigo para a vida e a integridade física de pessoas que não se encaixam no padrão misantrópico dos nazistas".

A política ressaltou que o perigo não está somente em organizações neonazistas, mas também em grupos que se mobilizaram contra refugiados e seus apoiadores. "Instituições estatais e a sociedade civil estão sobrecarregadas, e as lacunas deixadas são ocupadas e instrumentalizadas pelos nazistas", disse.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade