PUBLICIDADE

Atirador em trem pode seria militante islamista, dizem autoridades

22 ago 2015 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários

Homem dominado por passageiros em trem que ia de Amsterdã a Paris é conhecido pelo envolvimento em organizações radicais islamistas. Obama e Hollande expressam gratidão aos que detiveram criminoso.

O atirador dominado nesta sexta-feira por passageiros em um trem de alta velocidade que ia de Amsterdã a Paris, é conhecido das autoridades europeias, caso a identidade fornecida por ele aos agentes de segurança se confirme. Segundo afirmou neste sábado (22/08) o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, se trata de um homem suspeito de ser militante islamista.

"É importante que tomemos cuidado quanto a sua identidade, que ainda não foi estabelecida com segurança", explicou o ministro. "Se a identidade que ele declara for confirmada, trata-se de um homem de 26 anos, de nacionalidade marroquina, identificado pelas autoridades da Espanha para os serviços franceses de inteligência em fevereiro de 2014, em razão de suas conexões com o movimento radical islâmico", informou Cazeneuve.

O ministro afirmou, ainda, que as investigações em conjunto com outras autoridades europeias "deverão estabelecer com precisão as atividades e viagens desse terrorista".

Cazeneuve disse que, ao entrar no trem, o homem portava um rifle de assalto Kalashnikov, uma pistola automática com cargas de munição e um estilete. Duas pessoas ficaram feridas na tentativa de detê-lo. Os passageiros envolvidos na ação eram três americanos – um dos quais sofreu ferimentos a faca – um britânico e um francês. Uma pessoa, de nacionalidade franco-americana, foi atingida por uma bala. Outra vítima, um ator francês, também ficou ferido.

O jornal francês Le Voix du Nord informou, citando fontes dos serviços de segurança, que o terrorista teria conexões com um grupo islamista envolvido em um atentado a tiros na Bélgica, em janeiro.

O presidente americano, Barack Obama, também expressou gratidão pela "coragem e reação rápida" dos passageiros. "Está claro que seus atos heroicos evitaram uma tragédia ainda maior", afirmou Obama.

O gabinete da presidência da França informou neste sábado, através de nota, que o presidente François Hollande irá receber os cidadãos americanos e franceses que ajudaram a deter o atirador, para "expressar a gratidão da França".

RC/rtr/ap

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade