PUBLICIDADE

Até 10 mil refugiados devem chegar a Munique neste sábado

5 set 2015 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

Migrantes vindos da Hungria chegam no sul da Alemanha após atravessarem Áustria, depois que Berlim e Viena permitiram entrada dos refugiados, mesmo sem registro. Mais de 6 mil cruzaram fronteira húngara com Áustria.

A polícia do estado da Baviera, no sul da Alemanha, afirmou que espera a chegada de até 10 mil de refugiados no país, só neste sábado (05/09). O número representa mais que o triplo da cota diária registrada nos dias anteriores.

A Áustria também espera chegada de mesmo número de migrantes vindos da Hungria. No começo da tarde deste sábado, cerca de 6.500 haviam atravessado fronteira húngara com país.

"Devem ser, provavelmente, entre 5 mil e 10 mil pessoas que estão a caminho da Alemanha, disse o porta-voz da polícia bávara, Stefan Sonntag, acrescentado que as pessoas provavelmente serão levadas primeiro para Munique e depois distribuídas.

O porta-voz adjunto do governo alemão, Georg Streiter, ressaltou que o mais importante no momento é ajudar as pessoas que estão chegando, vindas da Hungria.

O primeiro trem especial com 450 refugiados procedentes da Hungria chegou neste sábado em Munique, depois de atravessar a Áustria. Outros 350 migrantes conseguiram chegar antes a Munique, em outros trens, desde a meia-noite.

"Exceção"

Os governos de Áustria e Alemanha decidiram durante a madrugada permitir a entrada dos refugiados procedentes da Hungria em seus países, mesmo sem registro, considerando as condições caóticas vigentes na Hungria. O ministro do Exterior alemão, Frank-Walter Steinmeier, sublinhou que isso seria uma exceção que não deve se tornar regra. Pela legislação da UE, refugiados têm que ser registrados no país por onde entraram no bloco.

As autoridades austríacas contam com a chegada de cerca de 10 mil refugiados no sábado, pela fronteira húngara.

Uma frota de ônibus húngaros levou cerca de 4 mil refugiados para a fronteira com Áustria na manhã desde sábado, onde trabalhadores de entidades humanitárias ofereceram aos recém-chegados camas e chá quente. "Estimamos que cerca de 4 mil chegaram. E eu não acho que tenha terminado por aqui", disse Helmut Marban, porta-voz da polícia na província austríaca de Burgenland.

A polícia austríaca também acusou os policiais de fronteira húngaros de não cooperarem depois que autoridades fronteiriças austríacas auxiliaram os refugiados a cruzarem a fronteira.

Os imigrantes exaustos, que haviam decidido ir a pé de Budapeste até a Áustria, foram recolhidos na estrada durante a madrugada e transportados em ônibus até a fronteira com a Áustria em ônibus fretados pelas autoridades húngaras. Eles, então, atravessaram a fronteira a pé e foram recebidos no lado austríaco por trabalhadores de entidades humanitárias com camas, água e alimentos. Na localidade fronteiriça Nickelsdorf foram preparados trens especiais para transportá-los para Viena.

MD/ap/rtr/dpa/efe

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade