PUBLICIDADE

Artista substitui buracos de rua por arte em mosaico

27 mai 2015 - 10h14
Compartilhar
Exibir comentários

Paula Adamo Idoeta

Da BBC Brasil em São Paulo

Bachor substitui buracos, 'universalmente odiados', por coisas 'universalmente amadas', como sorvetes

Quem vê Jim Bachor vestido de colete fluorescente laranja e cimento nas mãos, debruçado sobre os buracos da rua de Chicago (EUA), às vezes confunde-o com os funcionários de manutenção da cidade. Mas Bachor faz mais do que tapar o buraco: ele deixa ali uma arte própria, em mosaico.

A experiência começou há dois anos, quando Bachor notou um grande buraco em uma rua da sua vizinhança.

"Buracos são um problema universal que nunca é solucionado. Colocam asfalto e três meses depois o buraco abre de novo", diz Bachor à BBC Brasil por telefone. "Aquele buraco em particular me fez pensar: por que não combino algo que tem uma solução tão temporária com algo de caráter tão duradouro como o mosaico?"

O artista americano havia começado a se interessar pelo mosaico alguns anos antes, durante uma viagem à Europa, quando visitou e participou de escavações na antiga cidade romana de Pompeia. Ali foram preservadas diversas obras antigas.

Bachor começou a criar mosaicos próprios como um hobby, enquanto trabalhava no mercado publicitário. Depois de perder o emprego, acabou se dedicando à arte de rua. E preencheu, desde então, 21 buracos, a maioria em Chicago, popularizando as imagens via Facebook (https://www.facebook.com/bachor) e Instagram (http://instagram.com/jimbachor).

Recentemente, foi convidado por uma organização artística da cidade de Jyvaskyla, na Finlândia, para criar mosaicos para o asfalto local.

Ele projeta os mosaicos antes, em casa, e faz a instalação na rua durante uma ou duas horas. Volta depois que o projeto estiver seco, para a limpeza final.

Artista fez um projeto também nas ruas de uma cidade finlandesa

Bachor diz que nunca teve a intenção específica de chamar atenção ao problema dos buracos de rua, que considera "insolúveis".

"Para mim, é mais uma questão de dar uma alegria inesperada ao dia das pessoas", conta. "Opor algo universalmente odiado (o buraco) por coisas universalmente amadas, como (mosaicos de) sorvete e flores."

O mosaico do primeiro buraco, porém, deixou de existir: há cerca de seis meses, a prefeitura de Chicago o cobriu de asfalto, porque a área ao seu redor estava instável.

Outras cidades, outros buracos

Em São Paulo, iniciativa #buraqueira visava pressionar o poder público

Bachor não é o primeiro a levar arte a buracos de rua e, em muitas cidades, o objetivo é tentar despertar a opinião e o poder públicos para o asfalto esburacado.

Em São Paulo, em 2013, grafiteiros convocados pela revista Veja SP participaram do projeto #buraqueira, grafitando imagens e palavras de ordem em buracos de vias da capital paulista.

O artista Mundano, um dos participantes, conta que o objetivo era pressionar o poder público e denunciar quem lucra com a reposição constante de asfalto ruim.

Em março deste ano, uma dona de casa em Descalvado, no interior de São Paulo, ficou tão revoltada com o estado das ruas no seu bairro que fez um vídeo simulando pescar nos buracos. Conseguiu chamar a atenção das autoridades locais, que prometeram agir.

E no Rio, em 2009, ficou famoso o boneco em tamanho humano "João Buracão", feito de espuma e papel por um morador de Marechal Hermes (zona Norte do Rio) para criticar um buraco perto de onde trabalhava. Ele acabou pressionando o poder público a consertar outros buracos cariocas.

E o problema é, como diz Bachor, universal.

Alguns anos atrás, os fotógrafos Claudia Ficca e Davide Luciano, que moram no Canadá, fizeram uma série de imagens dando usos inusitados para buracos em ruas de cidades como Montreal e Nova York.

Simularam natação, pescaria, plantação de flores e até batizado nas poças e rachaduras para seu projeto fotográfico, que pode ser visto nos sites www.davideluciano.com e www.mypotholes.com.

E na Inglaterra, um morador de Bury, nos arredores de Manchester, passou a grafitar imagens de pênis ao redor de buracos de rua.

"Eles (os buracos) nunca são consertados. Ficam lá por meses", disse o grafiteiro - que pediu anonimato - em entrevista à BBC Newsbeat, em abril. "Mas se você desenha algo engraçado ao redor dele, todas as pessoas veem e daí ele é denunciado e consertado."

De fato, muitos dos buracos "ilustrados" acabaram sendo consertados em Bury, ainda que a administração pública local tenha dito que já tinha planos de resolver o problema antes das pichações.

"Isso é vandalismo e é contraproducente. Cada centavo que gastamos limpando a pichação poderia ser gasto no conserto dos buracos", queixou-se um porta-voz do governo local.

Em Manchester, artista anônimo grafitou pênis ao redor de buracos

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade