PUBLICIDADE

Artista chinês "desaparece" em pinturas pelas ruas

22 jul 2009 - 11h40
(atualizado às 12h08)
Compartilhar

Um artista chinês pode requisitar, com razão, o título de homem invisível. Liu Bolin, 36 anos, ganhou fama viajando pelo mundo e se misturando às imagens ao seu redor. Ele usa seu próprio corpo como uma tela em branco, na qual pinta de maneira a se misturar com o que está por trás dele.

Artista chinês se camufla em escombros de terremoto
Artista chinês se camufla em escombros de terremoto
Foto: Reprodução

Liu já demonstrou sua habilidade em camuflar-se com os mais diferentes fundos, sejam cabines telefônicas, muros pichados ou até escombros do terremoto que atingiu a China no ano passado, informa nesta quarta o jornal Daily Mail.

Segundo explicou o artista ao jornal britânico, algumas vezes, as pessoas só percebem a sua presença quando se move. Liu disse ainda que seu trabalho é um protesto silencioso contra a perseguição a artistas na China.

Em 2005, autoridades chinesas fecharam o estúdio de Liu em Pequim. Na época, muitas exposições também foram proibidas no país. O artista diz que a postura do governo diante dos artistas é uma de suas fontes de inspiração. "A situação dos artistas da China é muito difícil e o afastamento forçado dos estúdios é, de fato, minha inspiração direta para esta série de fotografias, escondidas na cidade", disse ao Daily Mail.

Liu diz que seu trabalho exige muita paciência. Pode levar mais de dez horas para que a cena esteja pronta para ser fotografada. "Meu trabalhão é o de escolher um bom fundo onde eu quero 'desaparecer' e, em seguida, aguentar imóvel a pintura", afirmou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade