PUBLICIDADE

Após 6 confirmados, País segue com 30 casos suspeitos de gripe

9 mai 2009 - 14h23
(atualizado às 14h29)
Compartilhar

O ministério da Saúde informou neste sábado que ainda há 30 casos suspeitos de gripe suína no Brasil, distribuídos pelos Estados de São Paulo (12), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (4), Paraná (4), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Ceará (1) e Rondônia (1). Até este sábado foram confirmados seis casos de infeccção no País e um de contágio dentro do território brasileiro.

» México tenta voltar à normalidade

» Brasil tem 4 com gripe suína, diz ministro

» Veja o que é o vírus influenza Tipo A

» Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

O número de suspeitas é o mesmo informado na sexta-feira, no entanto, os casos em monitoramento (pessoas que chegaram de países afetados ou não e que apresentam alguns sintomas) aumentaram de 18 para 25, em oito Estados.

O ministério também informou que foram descartados 123 casos suspeitos até as 9h (de Brasília) deste sábado. As amostras com secreções respiratórias os pacientes que seguem em suspeita de contaminação pelo vírus H1N1 estão em análise nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, e do Instituto Evandro Chagas, em Belém.

Os seis casos confirmados são brasileiros, sendo cinco adultos jovens e uma criança. Dois casos são de São Paulo, dois do Rio de Janeiro, um de Minas Gerais e um de Santa Catarina. Três estiveram recentemente no México e dois nos Estados Unidos.

Apenas os pacientes do Rio de Janeiro se encontram internados em unidade com isolamento respiratório e os demais tiveram alta. Todos apresentaram síndrome gripal leve e atualmente passam bem, segundo informações do ministério da Saúde.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade