PUBLICIDADE

Angelina Jolie chega à Turquia para visitar refugiados sírios

13 set 2012 - 05h25
(atualizado às 05h34)
Compartilhar

A atriz Angelina Jolie chegou nesta quinta-feira à Turquia para visitar um acampamento de exilados sírios na qualidade de embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

O avião no qual a atriz viajava aterrissou no aeroporto de Gaziantep, no sul da Turquia, onde foi recebida por funcionários do Ministério de Exteriores turco, informou a agência Anadolu.

Angelina se deslocou em carro, sob grandes medidas de segurança, a um acampamento de casas pré-fabricadas da vizinha província de Kilis. O acampamento de Öncupinar na província de Kilis é o maior da Turquia e abriga 12,5 mil pessoas, segundo dados da Direção de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD).

Angelina Jolie chegou do Líbano, onde ontem se reuniu com refugiados sírios, após uma visita à Jordânia com o mesmo fim, onde iniciou sua viagem na segunda-feira.

Trata-se da segunda visita da atriz aos campos de refugiados sírios na Turquia, já que em junho de 2011 esteve no de Altinozu na província turca de Hatay, pouco após o início de uma crise de deslocados provocada pelo conflito armado sírio.

Nesta semana, o número total de refugiados sírios registrados nos 14 acampamentos administrados pela AFAD, três deles inaugurados nesta segunda-feira, superou as 80 mil pessoas.

O conflito que começou na Síria em março de 2011 provocou o êxodo de 250 mil pessoas, que se refugiaram em países vizinhos, enquanto outras 2,5 milhões necessitam de ajuda humanitária para viver, segundo a ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade