PUBLICIDADE

Alemães protestam contra TTIP na véspera de visita de Obama

23 abr 2016 - 12h44
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de milhares vão às ruas de Hannover contra o planejado acordo comercial entre UE e EUA. Presidente americano inaugura feira na cidade ao lado da chanceler federal alemã, Angela Merkel.

Dezenas de milhares de pessoas protestaram neste sábado (23/04) em Hannover, no norte da Alemanha, contra o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), que visa impulsionar as relações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Segundo os organizadores, 90 mil pessoas participaram da passeata. A polícia estimou o número de manifestantes em torno de 30 mil. Os atos também tiveram como alvo o Acordo Integral de Economia e Comércio (Ceta), entre a Europa e o Canadá. Os críticos temem que os tratados possam dar poderes demasiados às multinacionais, à custa dos consumidores e trabalhadores.

O protesto foi convocado por mais de 130 entidades não governamentais, sindicatos e organizações eclesiásticas de toda a Alemanha, por ocasião da visita do presidente dos EUA, Barack Obama. Ele abre na noite deste domingo a Feira de Hannover, juntamente com a chanceler federal alemã, Angela Merkel. Nesta segunda-feira, também começa em Nova York a 13ª rodada de negociações sobre o TTIP.

Obama defende acordo

Em sua mensagem de vídeo semanal, Merkel rejeitou neste sábado acusações de falta de transparência e defendeu o sigilo que cerca as negociações sobre o TTIP. Ela afirmou "nem sempre ser possível que as informações sejam acessíveis a todos" durante as negociações, alegando que os outros negociadores poderiam "obter determinados benefícios que não queremos".

Merkel assegurou, entretanto, que "os cidadãos não devem ficar com a impressão de que temos algo a esconder" ou de que a Europa está disposta a abrir mão de suas normas. Merkel frisou que tudo o que é norma no continente é garantido. "Nós não vamos retroceder em relação a nossos padrões", ressaltou a chanceler.

Antes de sua visita à Alemanha, Obama afirmou ao tabloide alemão Bild que o acordo comercial TTIP é "uma das melhores maneiras de promover o crescimento e criar empregos", afirmando que o acordo vai fortalecer o comércio e criar empregos nos Estados Unidos e na União Europeia.

Segundo sondagem publicada nesta semana, um em cada três alemães rejeita completamente o planejado acordo.

MD/afp/epd

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade